5 maneiras de ser menos sedentário

sedentarismo

Você já sabe que incluir atividades físicas na sua agenda de estudos vai ajudar muito na hora das provas. Os exercícios físicos melhoram nossa concentração, ajudam a controlar a ansiedade e ainda podem ser usados para decorar alguns conceitos quando você relaciona a atividade com determinado conteúdo. Agora só falta você saber maneiras de ser menos sedentário:

1. Descuidar da saúde pode ser perigoso! Você ainda é jovem, mas é sempre bom não arriscar quando o assunto é saúde, ainda mais no meio de um semestre. Por isso, agora que decidiu se exercitar um pouco (esperamos que sim!), passe por uma avaliação com um médico ou educador físico. Isso vai garantir que está tudo bem com o seu corpo e que você pode praticar a atividade que escolheu. Você está se perguntando por que colocar um médico na jogada? Simples: se você tiver algum tipo de problema – e acredite, algumas doenças são bem silenciosas – o início da atividade física pode potencializar isso. Aí todos os benefícios que falamos acima vão por água abaixo. Você não quer descobrir que tem um problema no joelho depois de uma semana de corrida, e ter de estudar com a perna engessada, quer?
  2. Escolha uma atividade física que lhe dê prazer. Se você não é do tipo que adora musculação, não adianta ir para o clube com esse objetivo.  De repente você vai se dar melhor jogando futebol com o pessoal da sua sala. Você deve escolher algo que você goste para deixá-lo motivado para seguir em frente. Como (esperamos) você está estudando muito, a hora da atividade física também deve ser uma hora de lazer!sedentarismo2
  3. Comece caminhando! Para quem esporte é apenas uma palavra no dicionário e nunca se interessou pelo assunto, a caminhada pode ser uma boa opção para começar. Ela é uma das melhores maneiras de incorporar os exercícios físicos na sua vida de universitário de forma confortável e segura – porque ninguém quer estudar com o corpo doído por ter sido exigido demais. Comece caminhando umas três vezes por semana. Marque a distância e o tempo que você anda, para aos poucos ir aumentando o ritmo e o tempo de sua caminhada. Quando estiver mais acostumado, escolha solos diferentes para alterar o desafio. Pode ser asfalto, terra, grama, areia fofa. Também coloque descidas e subidas no seu trajeto. Depois de algumas semanas, acrescente mais um ou dois dias de caminhada na semana. Se quiser, pode inclusive caminhar ouvindo um pouco da matéria que você está estudando (você pode gravar as aulas ou fazer seus próprios resumos!). Quando se sentir confortável com a caminhada, alterne com outros exercícios como natação ou musculação, por exemplo.
  4. Vá com calma! Você não precisa virar um rato de academia ou ser o rei (ou rainha!) do clube. Se essa não é sua praia, pegue mais leve. Lembre-se que seu objetivo no momento não é sarar o corpo ou emagrecer, por exemplo. Sua meta pode ser bem mais leve, apenas para garantir que terá os benefícios de ser menos sedentário.
  5. Se liga nas dicas! Qualquer que seja a atividade que escolher, existem certas algumas regras que são básicas para todas. Prefira se exercitar ao ar livre ou em um ambiente bem arejado. Use roupas confortáveis. Garanta que está usando os acessórios adequados, se for necessário. Comece o exercício com um aquecimento rápido para prevenir contusões. Coloque uma meta para o tempo: isso ajuda a você não se exercitar “demais” ou “de menos”. E lembre-se: as atividades físicas fazem parte de todo um estilo de vida de um Universitário Ativo! Dedique um tempo a elas assim como você deve dedicar tempo para estudos, relacionamentos e diversão!