Como ler até 4 vezes mais rápido

como-ler-ate-4-vezes-mais-rapido

Você gostaria de ao invés de gastar 2 a 3 minutos lendo este texto, você levasse 26 segundos? Através de um método chamado leitura dinâmica é possível aprender a ler mais rápido.

A maioria dos leitores tem o hábito de pronunciar silenciosamente cada palavra que lê. Este é um dos maiores obstáculos da leitura dinâmica. Se nos acostumarmos a ler sem vocalizar cada palavra, leremos muito mais rápido. Para isso há diversas técnicas e aplicativos que podem te auxiliar.

Leia grupos de palavras

Ao invés de ler uma palavra por vez, leia grupos de palavras. Frases e até linhas inteiras. Aprenda a elaborar, organizar e compreender esses blocos de informação, com isto a velocidade com que você lê, triplicará.

Leitura seletiva

Esse método consiste em correr o olho pelas frases procurando palavras-chave no texto.

Direcione a leitura

Trata-se da técnica de utilizar o dedo, ou uma caneta, para guiar os olhos durante a leitura. O objetivo principal é direcionar o olhar para as palavras e diminuir distrações.

Apresentação Visual Serial Rápida (AVSR) e o aplicativo Spritz

Este método sintetiza e facilita todos os processos à cima citados. Para dar maior velocidade à sua leitura, as palavras piscam na tela, fazendo com que você se concentre em uma por vez. Conforme o usuário vai se acostumando com o sistema, pode acelerar o display que mostra as palavras.

A velocidade de leitura proposta pelo Spritz vai de 250 palavras por minuto e até 1000 palavras por minuto. No começo pode ser difícil se adaptar a ler com uma velocidade tão grande. Porém, com o tempo, o cérebro se acostuma, e a tendência é que se torne uma atividade natural. A velocidade máxima deste app, é ler um livro de 300 páginas em menos de 90 minutos.

Conheça as seis melhores alternativas ao Spritz, que você pode começar a usar de hoje em diante:

unnamedA Faster Reader

A Faster Reader é muito simples de usar. Uma vez instalado, você só precisa compartilhar o texto que você quer ler com o aplicativo. Uma janela de leitura aparece minimizada para você ler o conteúdo numa velocidade dinâmica.

VelocityIcon-Rounded-512

O Velocity conecta suas contas do Pocket, Readability e Instapaper para ler os artigos deixados de lado. O aplicativo oferece a possibilidade de abrir os artigos online a partir de um endereço URL graças a um navegador integrado. Além disso, o Velocity permite escolher entre três temas elegantes e compartilhar seu progresso no Twitter ou Facebook.

mzl.svlvqnfrSyllable Speed Reader

Como o Velocity, o Syllable Speed Reader possibilita ler os artigos guardados previamente no Pocket, Readability e Instapaper. Sua interface permite que você altere a fonte e o tamanho dos caracteres ou escolha a posição das palavras. O Syllable dispõe de uma fonte adaptada aos usuários disléxicos.

mzl.lodpqkkyReadQuick

Assim como o Syllable Speed Reader e o Velocity, o aplicativo é compatível com o Pocket, Readability e Instapaper. Também dotado de um navegador interno, o ReadQuick permite abrir os links guardados na área de transferência do iOS. Melhor, o aplicativo coloca uma seleção de sites à sua disposição diretamente na interface e permite compartilhar seu desempenho nas redes sociais.

unnamedFastr Books

Fastr Books é um aplicativo híbrido entre um acelerador de leitura e um leitor de eBooks tradicional. Você pode adicionar títulos de um catálogo pronto ou usar serviços como iTunesSafari ou Dropbox. O Fastr Books se distingue do iBooks, do Kindle ou do Google Play Livros pela metodologia de leitura dinâmica que pode ser ativado no menu de opções.

Screen Shot 2015-02-23 at 22.43.38Spreeder

O Spreeder adiciona o método de leitura dinâmica no seu navegador. Há duas opções para fazê-lo: você pode copiar e colar o texto de sua escolha no aplicativo online disponível no site, ou favoritá-lo para acessar de maneira mais rápida. Vá ao site do aplicativo, arraste o botão Spreed! até a barra de favoritos e pronto. Você só tem que selecionar o texto na internet e clicar no novo favorito Spreed! para ler usando o método RSVP.

Com essas técnicas você estará dando mais um passo para ser um Universitário Ativo!!!