Como conciliar estudo e estágio sem perder o foco

Como-conciliar-estudo-e-estágio-sem-perder-o-focoEstagiar é muito importante para um bom desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos na faculdade e para turbinar seu o currículo. No entanto, milhares de estudantes têm dificuldades em conseguir conciliar sua rotina de estudos com a de trabalho. Então como organizar o tempo para que o rendimento na faculdade não caia com a chegada de um novo estágio? Se liga nessas dicas:

Equilíbrio é tudo

O equilíbrio com disciplina e planejamento é o mais difícil desse processo. Reserve e estruture um tempo para cada atividade. Evitar que o trabalho “invada” a sua vida pessoal. Separe um tempo curto para responder mensagens urgentes e fazer coisas pendentes. Mas não deixe que isso tome conta do seu dia. Se lembre que a sua prioridade é a faculdade. Por mais que a vida e o trabalho estejam intimamente ligados hoje em dia, planejamento e organização fazem muito bem a ambos – e garantem o equilíbrio que tanto buscamos.

Se organize

O primeiro passo é ter em mente um cronograma dos compromissos semanais. Inclua horário de aula, de estágio, o tempo para estudo em casa e outras atividades, procurando antecedê-las cerca de três dias. Dessa forma, terá sempre algum tempo livre para urgências e imprevistos, e até mesmo para conseguir descansar.

Tome cuidado com atividades que fazem com que você perca tempo sem nem mesmo perceber. Por exemplo, ficar horas na internet sem propósito, chegar em casa e ficar horas assistindo a TV e acabar indo dormir mais tarde do que o necessário. Evitando isso, poderá produzir algo neste tempo ou aproveitar para ver amigos, sair e fazer o que gosta.

Respeite seus limites

Certamente, mantendo uma dupla jornada terá momentos de estresse e questionamento quanto a manter estágio. Então saiba respeitar seus próprios limites e aceitar caso não consiga cumprir tudo no prazo. Mas não perca o foco. Siga com seus objetivos, pois mais cedo ou mais tarde você terá de passar por essa fase e o esforço valerá a pena!

Não deixe acumular

Aquela velha desculpa “amanhã eu faço” não vai funcionar se você estiver com uma grande demanda de serviço e estudos. Porque amanhã você sempre terá outras coisas para fazer, e as atividades pendentes vão se acumular. Uma boa dica é utilizar o fim de semana e brechas no seu horário para revisar as matérias e ler os textos obrigatórios da faculdade. Para que a correria do dia-a-dia não te atrapalhe o seu desempenho na universidade. Preste atenção nas aulas e tire dúvidas com os professores para não precisar ter que ficar revisando sempre aquela matéria. Não estudo apenas às vésperas das provas. Estude constantemente. Isso garante maior rendimento nas provas e maior produtividade no estágio.