Aprenda a ler de forma mais eficaz, com o método SQ3R

Aprenda a ler de forma eficaz, com o método SQ3RBoa parte dos estudantes tem dificuldade em aproveitar o máximo do que leem de um texto. Para te ajudar nisto, existe uma técnica chamada, método SQ3R que potencializa a sua capacidade de absorção.

O SQ3R (ou SQR3) é uma técnica de leitura que foi desenvolvida pelo psicólogo Francis Pleasant Robinson, em 1946. O método é composto por 5 sessões, que, na tradução literal, significa:

• Survey – Pesquisar
    • Question – Questionar
    • Read – Ler
    • Recite – Recitar
    • Review – Revisar

Survey (Pesquisar)

Esta é a primeira etapa desta técnica. Quando você se deparar com uma nova matéria, não vá direto para a leitura. Primeiramente, verifique o nome do autor do livro, quais são as subdivisões desta matéria. Dê uma folheada nos livros. Veja as palavras-chave, cabeçalho, gráficos, etc. Acredite isso é extremamente importante! Nesta etapa, você está preparando o seu cérebro para receber um novo conteúdo. Isso cria um ambiente favorável para a matéria ser armazenada por muito mais tempo.

Question (Questionar)

Esta etapa da técnica consiste em se questionar sobre o que vai ser aprendido. Você deve estar se perguntando… “Como vou me perguntar sobre algo que eu ainda não conheço?!”. Bem, ao se fazer perguntas, você desperta o interesse necessário para que a sua memória considere aquele assunto como algo útil para ser guardado. Pergunte a si mesmo, ou escreva em um caderno, algo como: Qual o ponto principal deste assunto? O que este capítulo quer explicar? Como esta informação pode me ajudar?

Read (Ler)

Finalmente você agora pode partir para a leitura. Ela não precisa ser demorada. Melhor: ela não deve ser uma leitura demorada. Você deve ler todo o conteúdo, mas caso haja alguma dúvida não se demore naquele item e siga em frente. Isso mesmo continue a leitura até o final do capítulo.  “Mas por quê?”. Muitas vezes para se entender parte da matéria, você precisa ter o conhecimento do todo. Portanto, ao continuar a leitura, mesmo pulando a dúvida do início, possivelmente você conseguirá saná-la ao terminar o capítulo. Tudo ficará mais claro a medida que você avança, até porque, enquanto você está lendo o restante da matéria, o seu cérebro continua trabalhando buscando a chave para a solução da sua dúvida que ficou para trás.

Recite (Recitar)

Neste 4º passo do método, você deve fazer uma leitura aprofundada do assunto. Faça anotações, referências, resumos (de preferência um mapa mental) e tire suas dúvidas que porventura ficaram na fase anterior (read – ler). Se questione, isso ajuda na fixação da matéria. O importante nesta etapa é você resolver todas as suas dúvidas.

Review (Revisão)

Nesta fase, você deve rever o resumo que você fez na etapa anterior. Este resumo pode ser um mind map, uma paráfrase dos principais pontos, etc. A revisão é indispensável para que você não caia na curva do esquecimento.

O método SQ3R é uma técnica muito bem estruturada e pensada para te ajudar a tornar mais poderosas as suas leituras, e vale a pena ser colocado em prática. Apesar de serem cinco fases, elas não são demoradas. A fase de “pesquisa” tem duração estimada de 1,5 minutos. A fase “Questionar”, leva aproximadamente 3 minutos. A etapa “ler”, juntamente com a etapa “recitar”, costuma consumir um pouco mais de tempo. No entanto, o tempo dispendido não é maior do que o que você já gastaria em um estudo normal. E por último, a “Revisão” não deve demorar mais do que 5 minutos.

No final das contas, o custo benefício é enorme. Com o SQ3R (ou SQR3) os seus estudos serão muito mais eficientes.