8 Projetos Que Podem Alavancar o Seu Currículo Ainda na Faculdade

8-projetos-da-faculdade-que-podem-impulsionar-a-sua-carreira

Muitas vezes, você não precisa ir muito longe para ganhar diferencial competitivo no mercado de trabalho e sua universidade pode te oferecer uma série de possibilidades.

Confira as atividades que podem alavancar ao seu currículo:

1- Empresa júnior

Participar de uma empresa júnior pode ser uma das melhores experiências que o ambiente universitário oferece. Cada vez mais atuantes e reconhecidas pelos serviços de alto nível, essas empresas vêm ganhando destaque pelo papel que desempenham na preparação do estudante para o mercado de trabalho nas mais diversas áreas do ensino superior. Além de oferecerem um primeiro contato com um ambiente similar àqueles do mundo corporativo.

Para quem não conhece, as empresas júnior são geridas exclusivamente por alunos do ensino superior e possuem fins educacionais. Essas empresas devem estar ligadas a pelo menos um curso da universidade, por exemplo, engenharia, administração ou comunicação.

O objetivo é permitir que os alunos obtenham mais conhecimento na faculdade e ganhem experiência em sua área de trabalho, já que o gerenciamento da empresa fica por conta dos próprios estudantes, que são apenas orientados por um professor da área. E a atuação da empresa é para valer, os alunos prestam consultorias verídicas a qualquer tipo de empresa, normalmente micro e pequenas.

Trabalho em equipe, foco no resultado e disciplina são algumas das competências desenvolvidas dentro de uma Ej. Além de ser uma maneira de você poder contribuir com a comunidade, já que os serviços geralmente têm preços mais baixos do preço de mercado.

2 – Voluntariado

A motivação por uma causa social também é vista com bons olhos pelas empresas. Mesmo que não haja ligação com formação acadêmica o voluntariado é extremamente enriquecedor para o desenvolvimento pessoal e profissional.

3- Intercâmbio Cultural

Quem está pretendendo conquistar uma vaga de trainee, deve saber que o intercâmbio  pesa muito para os recrutadores. Alguns programas de estágio avisam durante a inscrição que vivência internacional é sim um diferencial importante. Porque conhecer diferentes culturas contribui para a demais para a formação universitária.

Programas como o Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, e até mesmo programas internos das universidades são muito vantajosos. A possibilidade de pesquisa em tecnologia e ciência, agrega valor e possibilita que você traga esse conhecimento adquirido para o seu país de origem.

4 – Estudo de idiomas

Se não exista a menor possibilidade de você fazer um intercâmbio, existem muitas formas de se aprender inglês e outras línguas. Muitas universidades até oferecem cursos extracurriculares de idiomas. E atualmente para estudantes de universidades federais o programa MyEnglishOnline disponibilizam aulas online e presenciais totalmente de graça.

5 – Iniciação Científica e Grupos de pesquisa

Estas duas opções são ótimas complementos para a formação acadêmica e podem encurtar o caminho até uma pós-graduação. É certo que esta é uma oportunidade mais enriquecedora para aqueles jovens mais inclinados à pesquisa, mas os ganhos não são restritos apenas a quem já sabe que vai seguir carreira acadêmica. Você pode descobrir através desta oportunidade que tem vocação para a pesquisa, além de ajudar no seu próprio desenvolvimento.

6 – Monitoria

O Programa de Bolsas de Monitoria é um projeto interessante para estreitar as relações com os seus professores. E tem como objetivo incentivar a participação dos estudantes de graduação em Programas de Extensão. Além de incentivar o aprofundamento dos conhecimentos acadêmicos.

7 – Centro acadêmico/  Grupos universitários

Ao longo da sua jornada profissional, você irá perceber a importância do networking para sua carreira. E os centros acadêmicos, atléticas e outros grupos universitários trazem ótimas oportunidades para você ampliar a sua rede de contatos, conhecendo pessoas com interesses em comum.

Um Centro Acadêmico (CA) é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. Dentre as funções básicas do CA está principalmente garantir o contato dos estudantes do curso com os órgãos de representação geral (DCEs, Executivas de curso e etc.). E discutir soluções para os problemas do curso (como falta de professores, mudanças curriculares, matérias mal planejadas), garantir que haja representação dos estudantes nos órgãos colegiados e departamentos, fazer a recepção de calouros, organizar confraternizações e fiscalizar a faculdade também são importantes funções de um Centro Acadêmico.

8 – Estágio

Reunir estágios no currículo durante a época da faculdade abre portas para possíveis contratações, além de render uma boa fonte de renda. E é também uma forma de conhecer diferentes áreas de trabalho, o que é muito importante na hora de decidir os rumos profissionais que você vai tomar depois de formado.