7 Truques para Driblar a Preguiça de Estudar e Aumentar suas Notas

preguica-de-estudar

Você planejou passar a tarde estudando, mas agora deu uma preguiiiiiçaaaaa… Está na hora de você aprender nossos 5 truques para driblar a preguiça de estudar e mandar bem nas provas. Saiba que você não é a única pessoa com essa preguiça específica que dá na frente dos livros e cadernos. Mas tem muita gente aí que deu jeito e venceu isso, conseguindo bons resultados no final. Universitário Ativo tem preguiça, mas vence ela!

É legal saber como lidar com a preguiça desde cedo, pois estudar é algo que vai lhe acompanhar para o resto da vida, seja no mestrado, pós, cursos complementares, sem falar na natural atualização que você precisará fazer sempre se quiser se dar bem no mercado de trabalho. Então, vamos lá?

Alguns truques para driblar a preguiça de estudar:

• Tenha um espaço bacana para você estudar. Isso não significa o local onde está a TV, computador, o celular. Não tenha nada que possa lhe distrair ainda mais. O melhor é ser silencioso, iluminado e arejado. Seu espaço para estudo deve ser confortável, pois você passará algumas horas ali. Mas não tão confortável que você acabe relaxando de vez e dormindo, ok?
  • Faça do estudo um compromisso a mais na sua vida. Mas não adianta achar que vai estudar 6 horas seguidas sem parar. Separe de 3 a 4 horas dependendo da sua necessidade e para quê está estudando e depois saia de casa para passear um pouco. O estudo deve ser um compromisso viável.
  • Seja uma pessoa com conhecimentos gerais. Leia um pouco de tudo: revistas semanais, jornais, livros. Você também pode ouvir as notícias no rádio, na televisão ou em sites. Isso vai ajudar seus neurônios a aprender mais. Os conhecimentos gerais também vão tornar seu estudo mais interessante quando você começar a relacionar o que está aprendendo com o que ocorre no mundo. Aliás, tente fazer isso sempre. Estudar ficará muito mais divertido!
  • Quando for estudar, avise seus familiares ou colegas de república de que precisa ficar sozinho. Não é para mãe entrar pedindo socorro com o computador que deu pau, nem para seu amigo ficar te mostrando vídeos no youtube. Nem seu cachorro deve estar por perto! No começo eles podem até estranhar mais vão se acostumar, e você também. Não permita interrupções que podem aumentar a sua preguiça e distração.
  • Quando terminar um capítulo do estudo, faça anotações. Pode ser no computador ou à mão mesmo, para exercitar seu poder de síntese imediatamente. Isso lhe dará uma sensação boa de algo feito e atrasará a presença da preguiça. Ainda será ótimo para assimilar mais o que aprendeu e também vai facilitar sua vida na hora de fazer revisões.
  • Estude com alguém! Uma boa maneira de perder a preguiça para estudar é combinar de fazer isso em conjunto. Mas é preciso compromisso. O encontro não pode virar uma festa, tá? Mais legal ainda é se você puder ensinar para alguém do grupo ou aprender com eles, pois a linguagem e raciocínio serão parecidos com o seu.
  • Durma! Um dos melhores truques para driblar a preguiça de estudar é dormir bem. Se você tiver um péssimo sono ficará sonolento na hora de estudar. Além disso, uma mente descansada aprende muito melhor do que uma cansada.

Avante Universitários Ativos!