6 livros que você precisa ler ainda este ano, segundo Bill Gates

7-livros-que-você-precisa-ler-ainda-este-ano,-segundo-Bill-GatesÉ comum o fundador da Microsoft, o empresário Bill Gates, recomendar todos os anos livros no seu blog GatesNotes. “Este ano decidi escolher algumas leituras mais leves. Cada um desses livros me fez rir, ou pensar, ou os dois”. Então se você gosta de bons livros confira a lista:

1.”Business Adventures”, de John Brooks

“Warren Buffett recomendou esse livro para mim em 1991, e ainda é o melhor livro de negócios que já li. Mesmo que Brooks tenha escrito há mais de quatro décadas, oferece insights contundentes sobre fundamentos atemporais do mundo dos negócios, como o desafio de construir uma grande organização, a contratação de pessoas com as habilidades certas e ouvir feedback dos clientes”, escreveu o empresário.

2. Hyperbole and a Half, de Allie Brosh (sem tradução em português)

“As aventuras que ela conta aqui acontecem dentro da sua cabeça, onde ouvimos e vemos o tipo de pensamento que a maioria de nós é muito tímido para compartilhar. Você vai acabar com o livro em, no máximo, três horas. Mas você vai desejar que ele tivesse durado mais, porque é extremamente engraçado e inteligente”, escreve Gates.

3. A magia da realidade, de Richard Dawkins

É um livro de ciências empolgante e bem ilustrado, que oferece boas respostas para grandes perguntas como ‘como o universo se formou?’ e ‘o que causa os terremotos?’. Também é um pedido para que leitores de todas as idades analisem mistérios com curiosidade e rigor”.

4. E se?, de Randall Munroe

“Pessoas mandam perguntas de todos os campos da ciência para Munroe: física, química, biologia… as explicações do autor são engraçadas, mas a ciência que as apoia é muito precisa. É uma leitura bacana e você também vai aprender um pouco sobre balística, DNA, oceanos, atmosfera, raios, entre outros temas”.

5. Como mentir com estatística,de Darrell Huff

O livro de 1954 coloca em debate o uso de dados, ensinando a adotá-los de forma perspicaz. Segundo Gates, o tema é “mais relevante do que nunca. Um capítulo mostra como recursos visuais podem ser usados ​​para exagerar tendências e dar comparações distorcidas. É um lembrete oportuno, dada a frequência com que infográficos aparecem no seu Facebook e Twitter atualmente”.

6. Should we eat meat?, de Vaclav Smil (devemos comer carne? – ainda sem tradução em português)

“Vaclav Smil nos oferece um olhar claro sobre todo o cenário, desde o papel da carne na evolução humana até sobre questões complicadas em relação à crueldade animal. Um livro bacana para nossa época, mas talvez a leitura menos leve da lista”.