6 dicas para melhorar a sua gestão financeira

6 dicas para melhorar a sua organização financeira pessoalNós estudantes costumamos entender muito sobre provas, trabalhos e vida universitária. Mas será que entendemos sobre crédito ou o valor de fazermos uma poupança? Selecionamos 6 dicas para te ajudar a controlar melhor as suas finanças pessoais e começar a organizar a sua vida financeira.

De olho nos gastos

Controle os seus gastos e tente poupar cortando despesas supérfluas como comer sempre fora ou comprar compulsivamente coisas desnecessárias.  Isso faz com que você perca o controle do que entra e sai.

Conta bancária

Abrir uma poupança vai muito além de apenas guardar seu dinheiro. Os bancos oferecem serviços interessantes para os estudantes e benefícios como descontos nos cheques, cartões de débito e crédito, serviços bancários online, alertas de saldo, empréstimos pessoais, depósitos diretos, educação financeira, além de seguros contra roubo e seguro de viagem, por exemplo.

Saiba usar o crédito

Entenda melhor como funciona o sistema de crédito do seu cartão. E cuidado com as ofertas de contas universitárias. Se for aceitar, sempre pesquise qual a melhor opção que se adapta às suas necessidades, e confira quais tem  as alternativas de acesso à empréstimos e financiamentos com as menores taxas.

Planejamento é tudo!

Se planeje. Estabeleça o que você vai gastar em cada mês e tente se limitar a isso. Procure por descontos e atividades mais em conta.  E até mesmo na hora de sair com os amigos é bom lembrar do seu planejamento.

Não abra mão de trabalhar

A menos que você estude em período integral, não deixe de trabalhar. Isso é essencial para que você tenha mais tranquilidade e liberdade financeira. Ainda que seja temporário ou  freelancer.

Pense a longo prazo!

Vá mais longe. Não se contente com pequenos objetivos materiais, como gastar grandes quantias em um celular ou em uma roupa nova. Pense à longo prazo, nas conquistas que você deseja ter na vida. Você talvez possa acreditar que é cedo demais para se preocupar com objetivos tão grandes, mas a verdade é que economizar sempre é vantajoso, não importa quanto seus ideais mudem com o tempo.