5 razões pelas quais a maioria das pessoas não encontra seu propósito

5-razões--pelas-quais-a-maioria-das-pessoas-não-encontra-seu-propósitoA psicóloga Shelley Prevost, terapeuta do Lamp Post Group, apontou as cinco principais razões pelas quais nós “nos perdemos” no nosso caminho e o que leva muitas pessoas a desistirem de seus sonhos. O post foi publicado na revista Inc intitulado “5 Razões Pelas Quais A Maioria das Pessoas Nunca Descobre Seu Propósito” (5 Reasons Why Most People Never Discover Their Purpose).

1. Você vive de fora pra dentro e não de dentro pra fora:

Esse é o primeiro e o principal de todos eles, segundo a psicóloga. Os outros praticamente decorrem a partir deste. “Quem olha pra fora, sonha; quem olha pra dentro, acorda”, já disse Carl Jung.

“Desde a infância as pessoas são ensinadas a procurar outras pessoas para se guiarem. As normas sociais são uma parte importante da infância – você imagina como deve agir em relação aos outros — mas o problema começa quando você estende esse processo e inclui algo tão pessoal quanto o propósito da sua vida. Algumas pessoas possuem a nossa confiança e a capacidade de nos ajudar a encontrar nosso real propósito. Se você é uma dessas pessoas que tem essas companhias, você tem sorte! Mas a maioria das pessoas, mesmo as mais bem intencionadas, escolhem nos colocar dentro de compartimentos que fazem mais sentido pra elas. Para ganhar a aprovação delas, você se dispõe a entrar dentro destes compartimentos. Para manter a aprovação delas, você aprende a negar quem você é. Em outras palavras, você vive num roteiro de outra pessoa”.

2. Você procura uma carreira antes de ouvir seu chamado

Este é o segundo problema que acaba sendo uma consequência do primeiro. O psiquiatra chileno Claudio Naranjo, também disse a respeito deste tema: É normal não encontrar sentido na vida quando se está muito condicionado pelo mundo.  Para Shelley:

“Nossa sociedade reduziu o sucesso a uma lista de itens a serem preenchidos: formar-se no colégio, conseguir um(a) companheiro(a), ter filhos, encontrar um emprego que te traga estabilidade e ficar ali até que os cheques da aposentadoria comecem a chegar. Esse caminho bem costurado coloca as pessoas na direção do conformismo, não do propósito. Estamos tão ocupados evitando medos e cobranças de não sermos suficientemente (preencha aqui alguma qualidade) – espertos o suficiente, criativos o suficiente, bonitos o suficiente – que raramente paramos e nos perguntamos “Estou feliz e satisfeito com a vida que eu levo? E se não, o que eu deveria mudar?”

3. Você odeia o silêncio?

É bem comum conhecermos pessoas que “não suportam” o silêncio, inclusive nós mesmos. A justificativa é que o silêncio é muitas das vezes angustiante ou uma perda de tempo na nossa perspectiva. No texto da Shilley:

“Vivemos numa sociedade que não valoriza o silêncio. Valoriza a ação. Mas viver sem silêncio é perigoso. Sem ele, você acaba acreditando que seu ego – e tudo que ele quer – é seu propósito. Se você imaginar bem esse cenário, sabe que ele não termina bem. Viva uma vida onde o Ego está no comando e você encontrará o esgotamento. E rapidamente você chegará a este questionamento: “Eu tenho uma ótima vida. Porque não estou satisfeito?”. O silêncio abafa o barulho e cria um espaço para a autenticidade aparecer. No silêncio, você pode se perguntar como sua vida ou seu trabalho realmente está indo e pausar para esperar a resposta. Em silêncio, você dá tempo para que as informações da sua vida convirjam em algumas lições. Normalmente, antes que as lições tenham tempo para penetrar,  você já foi para a próxima distração.”

4. Não sabemos lidar com os nossos defeitos

Muitas pessoas não conseguem aceitar seus defeitos e imperfeições, e a maioria delas se incomodam profundamente com as suas falhas. O trabalho de conhecer e aceitar e crescer com o próprio “lado sombrio” é geralmente uma consequência de um trabalho profundo de autoconhecimento.

“A sombra é o lado da sua personalidade que você não quer que os outros vejam. Representa suas deficiências, suas falhas, suas motivações egoístas. A maioria de nós evita e camufla isso antes que qualquer um possa ver. Mas há uma coisa: a parte de você que é a mais escura tem a maior quantidade de coisas para lhe ensinar sobre o seu verdadeiro propósito. Descobrir seu propósito é realmente sobre o auto-conhecimento, seu lado sombrio lhe mostra onde você mais precisa crescer. Mais importante ainda, mostra de quem você mais precisa aprender. É das pessoas que você menos gosta que você tem mais a aprender sobre si mesmo. Mas a maioria ignora o lado sombrio. Em vez disso, você busca relacionamentos confortáveis que reforcem as imagens desgastantes e obsoletas de si mesmo.”

5. Não ignore seu inconsciente

Segundo Shelley:

“No livro “The Social Animal”, David Brooks fala sobre o preconceito de nossa cultura que diz que “a mente consciente escreve a autobiografia da nossa espécie”. Assim como Brooks, acredito que nossa cultura tem um relativo desdém pela mente inconsciente e tudo que ela representa – emoções, intuição, impulsos e sensibilidades. Para descobrir nosso propósito, temos que estar confortáveis com nossa mente não-lógica. Você deve se acostumar em não ter as respostas. Você deve tolerar a ambiguidade e aceitar as lutas.

Então permita-se sentir. Pense bem sobre que caminhos tomar na sua vida e trace um plano, porque uma vida sem propósito não funcionará nunca.

#Avante

Fonte: http://www.inc.com/