5 dicas para TURBINAR sua volta às aula na faculdade!

Todo início de semestre é a mesma coisa: a gente diz que “dessa vez vai ser diferente” ou que “agora vamos estudar mais…“, mas basta as aulas começarem e a maioria de nós, universitários, ficamos perdidos!

Na maioria das vezes isso acontece porque nós não nos preparamos antes para enfrentar esta nova jornada de estudos. Por isso eu preparei aqui 5 dicas bem legais pra você mandar bem nesse novo semestre! Se liga:

1 – Matéria dada é matéria estudada

Cara, eu sei que pode ser bem difícil ter pique para reler e revisar o que você acabou de aprender, mas é um fato: se você tiver disciplina e estudar (nem que seja um pouco!) do que já foi visto em sala de aula, você vai absorver e guardar o conteúdo com bem mais facilidade! Isso vai te ajudar também a não ter que fazer maratonas mágicas (regadas a café!) na noite antes da prova. Estudos científicos comprovam: a melhor maneira de fixar o conteúdo é fazer mini revisões rápidas nos dias seguintes ao primeiro contato com a matéria nova!

2 – Leia livros diferentes

Um dos maiores problemas que acontecem com todo universitário ao entrar para a faculdade é que eles leem apenas os livros relacionados ao seu curso e nada mais. Porém, ler conteúdos diferentes, tipo romances e ficção científica, pode te ajudar e muito a aliviar a pressão dos estudos, além de contribuir para você expandir o seu vocabulário e a sua compreensão textual.

Outra dica é ler mais livros sobre desenvolvimento pessoal. Sempre que eu posso eu vou a alguma loja da Saraiva e procuro ver quais são os lançamentos (ou os livros mais vendidos!) sobre gerenciamento de tempo, educação financeira, produtividade, liderança e outros temas importantes para desenvolver habilidades que são essenciais para a nossa vida pessoal e profissional. Se não der pra ir nas livrarias, acesse o site da Saraiva aqui e veja as promoções, pois sempre tem coisa bacana lá.

3 – Aprenda (de uma vez!) a se organizar

Organização não acontece com um passo de mágica, é um processo. Mas acredite em mim: uma hora na vida você vai ter que aprender a se organizar melhor (seja por bem, ou mal!). Então, quanto mais cedo você conseguir criar hábitos de organização, melhor!

Eu recomendo muito que você use uma agenda ou algum app para anotar suas tarefas. Guarde seu cérebro (e a sua disposição) para executar as suas tarefas, e não para guardá-las! Atualmente eu uso 3 moleskines para me ajudar a organizar: um para os estudos, um para o trabalho e um para anotações pessoais (onde anoto frases que gostei, e novas ideias!)

4 – Use a técnica Pomodoro

Quem já conhece o projeto Universitário Ativo há um tempo já deve ter ouvido essa dica várias vezes! Pessoalmente eu considero essa técnica uma das mais eficientes para você ser mais produtivo.

Na prática, a técnica Pomodoro consiste em dividir as tarefas (ou estudos!) em blocos de 25 minutos e descansar por 5 minutos. Você tem que fazer um combinado com você mesmo: durante esses 25 minutos você vai focar APENAS no que está fazendo. Esqueça o Facebook, o celular, seus amigos, tudo! Foque apenas na tarefa a ser feita. Quando acabar os 25 minutos, relaxe por 5 minutos, e faça qualquer coisa MENOS A TAREFA. Você vai ver que essa técnica vai tornar a atividade de estudar bem mais produtiva =)

5 – Economize uma grana esse semestre

A vida universitária não é fácil e provavelmente você ficará apertado todo fim de mês se não souber se planejar. Atualmente nós temos várias maneiras de ter acesso ao material de estudo, como na forma de xerox e PDFs. Porém, pelo menos para mim, nada substitui o bom e velho livro! Começar a criar uma biblioteca pessoal com os principais livros da sua área é uma boa ideia e com certeza vai te ajudar muito na sua vida profissional. Porém, se você não souber comprar bem, esse investimento pode sair caro! Uma boa dica é Saraiva, nossa parceira aqui no Universitário Ativo, que sempre faz promoções de livros didáticos nos inícios de semestres. Além disso, lá você pode parcelar as suas compras, ou seja, dá pra comprar muito mais livro assim né?

Clica no banner abaixo e veja as promoções que a Saraiva fez para você, Universitário Ativo, nessa volta ás aulas!

Sem-título-1

#partiufacul #saraiva #voltaasaulas #universidadecapenga #universitarioativo