10 Motivos para ser um Empresário Júnior

10 Motivos para ser um Empresário Júnior

Em primeiro lugar você sabe o que é uma empresa júnior?

 

Uma empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, composta exclusivamente de estudantes de graduação do ensino superior. Tais instituições têm o objetivo de promover projetos e serviços de qualidade com custo a baixo do mercado, assim se tornando uma ótima opção para as empresas, principalmente as de pequeno e médio porte.

Seu objetivo primordial é qualificar os alunos que as compõem, proporcionando além de vivência empresarial, o conhecimento prático pela realização de diferentes tipos de projetos e serviços de acordo com o curso o qual a empresa é vinculada.

1º Motivo: Prática

1

Você pode estudar um mês uma receita de pão e se tornar um “expert”, mas sem por a mão na massa você nunca saberá realmente como se faz um pão. O mesmo acontece na faculdade. Muitas vezes você se vê estudando dias e noites uma disciplina, mas sem enxergar o verdadeiro motivo pelo qual você está aprendendo tudo isso. É nesse momento que vemos uma das maiores vantagens de uma Empresa Júnior: nelas os alunos podem preencher essa lacuna e colocar a teoria em prática tornando assim o aprendizado eficiente e gratificante.

2º Motivo: Experiência empresarial

2

A experiência empresarial não se limita somente à reuniões. Na empresa júnior encontramos um ambiente empresarial propício a desenvolver valores de um bom profissional como trabalho em equipe, análise crítica, pró-atividade, profissionalismo, gerenciamento de pessoas e de tempo, convívio com pessoas diferentes, utilização da prática de feedback, desenvolvimento de oratória, entre outros. Além do desenvolvimento pessoal, neste meio é possível aprender a se adequar a um ambiente de trabalho, possibilitando maior facilidade quando estiver trabalhando em uma empresa sênior.

3º Motivo: Desenvolver seu Networking

3

Networking é a rede de contato de uma pessoa, o que é essencial atualmente para um bom profissional, onde o ambiente virtual facilita manter contato com alguém que tenha interesses comuns aos seus.

Mas para que serve o networking? Ele é primordial para a troca de experiência, tirar dúvidas, ter ideias, se manter motivado, assim tornando mais fácil qualquer processo com toda essa troca de informação.

 O movimento empresa júnior pode te proporcionar uma grande quantidade e qualidade de contatos, não só com outros empresários júniores, mas também com pessoas influentes no meio empresarial.

4º Motivo: Aprender a Negociar

4

Aprender a negociar é importante para a vida laboral como um todo, tanto no âmbito de vender um produto para um cliente quanto vender uma ideia a um investidor ou até mesmo convencer pessoas próximas a você a realizar algum tipo de atividade.

Participar de uma empresa júnior te possibilita o contato com clientes reais contribuindo para seu desenvolvimento, sua habilidade de barganha, seu profissionalismo, seu jeito de lidar com pessoas e algumas vezes sua paciência, afinal, um cliente nunca é igual ao outro, cada um tem sua peculiaridade.

5º Motivo: Desenvolver liderança

5

Muitas vezes encontramos pessoas muito inteligentes e capazes, porém, algumas vezes, na hora de gerenciar, as mesmas não sabem como se comportar, acham que realizar certo uma tarefa é o suficiente. Entretanto, sabemos que liderar é muito mais do que isso.

No ambiente júnior você terá a oportunidade de liderar uma equipe e então aprender a lidar com pessoas muito diferentes entre si, porém com o mesmo objetivo. Você, como líder, aprenderá a controlar o tempo, motivará sua equipe a realizar um projeto de qualidade, manterá um ambiente confortável dentro do empreendimento, servirá de exemplo a todos da equipe e saberá delegar tarefas de forma correta levando em consideração a pessoa designada.

6º Motivo: Resolução de problemas

6

Perdi minhas chaves, e agora? Acabou a luz, e agora? A gasolina do meu carro acabou, e agora? O projeto não está saindo conforme o esperado, e agora? No nosso dia-a-dia enfrentamos vários tipos de problemas e não poderia ser diferente no meio empresarial. Essa experiência em uma empresa júnior te ajudará muito quando você estiver em um ambiente sênior e enfrentar um problema parecido.

Esse tipo de habilidade é muito valiosa tanto pessoalmente quando profissionalmente, já que uma coisa é certa, na vida sempre existirão problemas, basta você saber lidar com eles e não se esquecer que você não está sozinho.

7º Motivo: Autoconhecimento

7

Você sabe quem é você? O que te motiva? O que te faz todos os dias sair da cama? São perguntas que normalmente esquecemos de fazer para nós mesmos. Se conhecer é uma das primeiras coisas que você precisa fazer antes de escolher qualquer tipo de caminho definitivo na vida. Não faça algo somente por dinheiro ou por status, faça por amor, esse é o único jeito de alcançar o sucesso profissional e pessoal.

O movimento empresa júnior sempre te faz pensar no autoconhecimento, essa experiência te faz refletir sobre o meio no qual você está inserido e se é isso que você realmente quer para sua vida. Ser júnior com certeza te ajudará a encontrar seu verdadeiro caminho na vida.

8º Motivo: Estimular o empreendedorismo

8

 

O que é empreendedorismo para você? Será que empreender é apenas abrir um negócio inovador? Na empresa júnior nós aprendemos que empreender vai muito além disso, vai muito além de criar algo novo.

Empreendedor, do nosso ponto de vista, é aquele que quer fazer algo diferente, sabe como fazer isso – ou, se não sabe, busca o conhecimento necessário – e não deixa que nada impeça-o de alcançar seu objetivo. Ele vai la e faz, e faz da melhor maneira possível, tentando sempre influenciar o meio em que está contido, além de sempre buscar ser motivado e, principalmente, inspirar os outros.

9º Motivo: Impactar a sociedade

9

A Brasil Júnior, Confederação Brasileira de Empresas Juniores, tem a definição de que o objetivo do movimento empresa júnior é “formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil”.

Como nossos serviços são de baixo custo e de alta qualidade, conseguimos impactar a sociedade de forma a ajudar micro e pequenas empresas a crescer, mas não para por ai! Toda empresa júnior realiza projetos com impacto social e ambiental, além de ações filantrópicas. Aqueles que passam por essa experiência, ao fim de sua jornada dentro do Movimento, serão pessoas comprometidas com o bem da sociedade e do ambiente.

10º Motivo: Se diferenciar no mercado de trabalho

10

Dado o momento econômico-social em que estamos inseridos, será que a graduação basta? Ter um diploma de ensino superior é um diferencial ou tornou-se um pré-requisito? Sabemos que atualmente o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo: empresas querem colaboradores mais capacitados e engajados, mais qualificados para aquela função e com mais insumos para contribuir com o crescimento da organização. A empresa júnior atua exatamente neste cenário: diferenciação.

O movimento empresa júnior oferece vivência e experiência empresariais, porque aprende-se a gerir pessoas e controlar resultados, a bater metas e cumprir prazos e prepara seus empresários juniores para o mercado de trabalho, proporcionando visão mais ampla e mais sistêmica do ambiente que estamos inseridos.

 

Concluindo

Pode parecer que realizar um projeto ou consultoria possa ser muita responsabilidade, mas, dentro de uma empresa júnior você nunca estará sozinho, pois sempre haverá pessoas para lhe ajudar. Às vezes temos medo de errar, mas ser júnior é isto: errar e aprender com o mesmo, porque o momento é agora. Todos somos capazes de realizar o que for, basta querer e se dedicar.

Vale ressaltar que as pessoas que encontramos dentro de uma empresa júnior são únicas, a sensação de estar em uma grande família é constante, muitas vezes você irá preferir trocar sua casa para ficar umas horas a mais com esse pessoal incrível. Muita gente entra nesse ambiente querendo se desenvolver, mas engana-se quem acha que isso será feito individualmente, aqui todos crescem e amadurecem juntos, repito uma, duas e três vezes, você não está sozinho, somos um só.

“O todo é maior do que a simples soma das suas partes”   – Aristóteles

Caro leitor, depois de todas essas vantagens você não pode mais ficar na sua zona de conforto! Busque uma empresa júnior na sua faculdade e não perca tempo, você só vai descobrir seu verdadeiro potencial quando tentar!

 

“Pare de perseguir o dinheiro e comece a perseguir o sucesso” – Tony Hsieh, empreendedor.

 

Créditos: Ômega Júnior



Na mídia
Quer APRENDER até 3X mais RÁPIDO?

Junte-se a mais de 17.293 universitários que recebem nossas dicas de como estudar melhor!

 
CONTACT US
221, Mount Olimpus, Rheasilvia, Mars,
Solar System, Milky Way Galaxy
+1 (999) 999-99-99
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3Lmdvb2dsZS5jb20vbWFwcy9lbWJlZD9wYj0hMW0xOCExbTEyITFtMyExZDYwNDQuMjc1NjM3NDU2ODA1ITJkLTczLjk4MzQ2MzY4MzI1MjA0ITNkNDAuNzU4OTkzNDExNDc4NTMhMm0zITFmMCEyZjAhM2YwITNtMiExaTEwMjQhMmk3NjghNGYxMy4xITNtMyExbTIhMXMweDAlM0EweDU1MTk0ZWM1YTFhZTA3MmUhMnNUaW1lcytTcXVhcmUhNWUwITNtMiExc2VuITJzITR2MTM5MjkwMTMxODQ2MSIgd2lkdGg9IjEwMCUiIGhlaWdodD0iMTAwJSIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6MCI+PC9pZnJhbWU+
Thank You. We will contact you as soon as possible.
ARE YOU READY? GET IT NOW!
OR SUBSCRIBE WITH
{subscription-facebook}
{subscription-google}
ARE YOU READY? GET IT NOW!